Livro de Visitas da Exposição

A exposição foi visitada por mais de 200 pessoas da comunidade escolar, entre pais, alunos, professores e funcionários. Dentre eles, 118 pessoas assinaram o livro de visitas, deixando registradas suas impressões, opiniões e avalições sobre o trabalho realizado pelos alunos sob orientação do Prof. Irrael B. C. Melo Jr. Confira:

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Fotos da Exposição


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Descrição do Projeto "Liberdade e Consciência"

I - Nome do Projeto

Liberdade e Consciência: Relações entre a Evolução dos Direitos Humanos e a Consciência Negra

II - Justificativa

Apesar dos Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1998 enfatizar a necessidade de superação do discurso da “democracia racial“ no ensino de História, a maior parte dos alunos chega ao Ensino Fundamental II com a ideia dos africanos trazidos para a América Portuguesa apenas como elementos pacíficos diante da escravidão e peculiares constituintes de certos aspectos da cultura brasileira. Além disso, ainda pouco se trabalha a grandiosidade das grandes civilizações desenvolvidas por povos africanos em diferentes momentos da História. A despeito da maior parte da população brasileira ser afrodescendente, grande parte não se reconhece como tal, fato este que também se reflete nos alunos, que muitas vezes sentem até mesmo vergonha dos traços físicos que remetem à rica herança africana. A partir dessas constatações, surgiu a necessidade de um projeto na área de História que tratasse da trajetória histórica do continente africano e dos povos africanos no Brasil (inclusive com seus movimentos de resistência). Aliado a isso, decidiu-se também criar um contexto que pudesse colaborar com o entendimento da evolução dos direitos humanos, que no tocante à história europeia, vai desde o fim da sociedade estamental feudal, passando pelas ideias revolucionárias do Renascimento e do Iluminismo, culminando com a Revolução Francesa que cria a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que com seus ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade” seria fonte de inspiração para outras declarações que defendem direitos humanos fundamentais.

III - Objetivos

- Despertar o interesse dos alunos nos temas relativos ao currículo da disciplina História, por meio de uma abordagem que insira o educando na perspectiva de agente atuante da História;
- Conhecer as complexas civilizações africanas que existiram no decurso da História;
- Reconhecer a herança genética e cultural do povo brasileiro com relação às suas origens africanas;
- Compreender a evolução dos direitos humanos no prisma da história e sua relação com as lutas atuais contra o racismo e a discriminação;
- Montagem de uma exposição interativa na Feira Cultural 2013 com os resultados da aprendizagem durante todo o ano letivo.

IV - Estratégias Metodológicas

- Leitura de textos históricos;
- Utilização de trechos de filmes e documentários;
- Discussões e debates em sala de aula;
- Confecção de painéis informativos e maquetes;
- Gravação de vídeos com as informações mais relevantes.

V - Público alvo

Alunos do Ensino Fundamental II (5as, 6as, 7as e 8as series) da EMEF Alberto Santos Dumont do ano de 2013 e toda a comunidade educativa (pais, professores, funcionários e outros alunos) na data da exposição (02/12/13).

VI - Acompanhamento e Avaliação

A avaliação foi realizada durante todo o período do projeto (ano letivo de 2013), de forma contínua, observando o interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Durante todo o ano letivo foi possível notar o engajamento dos alunos nas questões relativas aos racismo e sua progressiva conscientização desse grave problema. Também foi perceptível a diminuição nos casos de bullying ligados ao racismo, além de um aumento no sentimento de orgulho por serem afrodescendentes. Por fim, houve uma avaliação extremamente positiva por parte da comunidade educativa através do livro de visitas assinado durante a exposição.

VII – Referências Bibliográficas

BOULOS JR., Alfredo. Coleção História – Sociedade e Cidadania (6º, 7º, 8º e 9º Anos). São Paulo: FTD, 2009.
BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC, 1998.
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
SECRETARIA de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos – Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.
SECRETARIA Municipal de Educação, Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Proposição de expectativas de Aprendizagem – Ensino Fund. II, História. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, 2007.
___________, Orientações Curriculares: Proposição de expectativas de Aprendizagem – Ensino Fund. II, Língua Portuguesa. São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, 2007.
TEXTO orientador para a elaboração das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2011.