Livro de Visitas da Exposição
A exposição foi visitada por mais de 200 pessoas da comunidade escolar, entre pais, alunos, professores e funcionários. Dentre eles, 118 pessoas assinaram o livro de visitas, deixando registradas suas impressões, opiniões e avalições sobre o trabalho realizado pelos alunos sob orientação do Prof. Irrael B. C. Melo Jr. Confira:
Powered by
Issuu
Publish for Free
Descrição do Projeto "Liberdade e Consciência"
I - Nome do
Projeto
Liberdade e Consciência: Relações entre a Evolução dos Direitos
Humanos e a Consciência Negra
II - Justificativa
Apesar dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, desde 1998 enfatizar a necessidade de
superação do discurso da “democracia racial“ no ensino de História, a maior
parte dos alunos chega ao Ensino Fundamental II com a ideia dos africanos
trazidos para a América Portuguesa apenas como elementos pacíficos diante da
escravidão e peculiares constituintes de certos aspectos da cultura brasileira.
Além disso, ainda pouco se trabalha a grandiosidade das grandes civilizações
desenvolvidas por povos africanos em diferentes momentos da História. A
despeito da maior parte da população brasileira ser afrodescendente, grande
parte não se reconhece como tal, fato este que também se reflete nos alunos,
que muitas vezes sentem até mesmo vergonha dos traços físicos que remetem à
rica herança africana. A partir dessas constatações, surgiu a necessidade de um
projeto na área de História que tratasse da trajetória histórica do continente
africano e dos povos africanos no Brasil (inclusive com seus movimentos de
resistência). Aliado a isso, decidiu-se também criar um contexto que pudesse
colaborar com o entendimento da evolução dos direitos humanos, que no tocante à
história europeia, vai desde o fim da sociedade estamental feudal, passando
pelas ideias revolucionárias do Renascimento e do Iluminismo, culminando com a
Revolução Francesa que cria a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão,
que com seus ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade” seria fonte de
inspiração para outras declarações que defendem direitos humanos fundamentais.
III - Objetivos
- Despertar o
interesse dos alunos nos temas relativos ao currículo da disciplina História, por
meio de uma abordagem que insira o educando na perspectiva de agente atuante da
História;
- Conhecer as
complexas civilizações africanas que existiram no decurso da História;
- Reconhecer a
herança genética e cultural do povo brasileiro com relação às suas origens
africanas;
- Compreender
a evolução dos direitos humanos no prisma da história e sua relação com as
lutas atuais contra o racismo e a discriminação;
- Montagem de
uma exposição interativa na Feira Cultural 2013 com os resultados da
aprendizagem durante todo o ano letivo.
IV - Estratégias
Metodológicas
- Leitura de
textos históricos;
- Utilização
de trechos de filmes e documentários;
- Discussões e
debates em sala de aula;
- Confecção de
painéis informativos e maquetes;
- Gravação de
vídeos com as informações mais relevantes.
V - Público
alvo
Alunos do
Ensino Fundamental II (5as, 6as, 7as e 8as
series) da EMEF Alberto Santos Dumont do ano de 2013 e toda a comunidade
educativa (pais, professores, funcionários e outros alunos) na data da exposição
(02/12/13).
VI - Acompanhamento
e Avaliação
A avaliação foi realizada durante todo
o período do projeto (ano letivo de 2013), de forma contínua, observando o
interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento dos alunos nas
atividades propostas. Durante todo o ano letivo foi possível notar o
engajamento dos alunos nas questões relativas aos racismo e sua progressiva conscientização
desse grave problema. Também foi perceptível a diminuição nos casos de bullying
ligados ao racismo, além de um aumento no sentimento de orgulho por serem
afrodescendentes. Por fim, houve uma avaliação extremamente positiva por parte da comunidade educativa
através do livro de visitas assinado durante a exposição.
VII – Referências
Bibliográficas
BOULOS JR., Alfredo. Coleção História –
Sociedade e Cidadania (6º, 7º, 8º e 9º Anos). São Paulo: FTD, 2009.
BRASIL – Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC, 1998.
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo
na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
SECRETARIA de Direitos Humanos da
Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos – Educação em
Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Secretaria de Direitos
Humanos da Presidência da República, 2013.
SECRETARIA Municipal de Educação,
Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: Proposição de
expectativas de Aprendizagem – Ensino Fund. II, História. São Paulo: Secretaria
Municipal de Educação, 2007.
___________, Orientações Curriculares:
Proposição de expectativas de Aprendizagem – Ensino Fund. II, Língua
Portuguesa. São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, 2007.
TEXTO orientador para a elaboração das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2011.
TEXTO orientador para a elaboração das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2011.
Assinar:
Postagens (Atom)